Qual a diferença entre nutrólogo e nutricionista?
  • 12 de julho 2018
  • | Por Dra. Gabriela Dal Moro
  • | Nutricionista

Qual a diferença entre nutrólogo e nutricionista?


A sua meta pode ser ganhar ou perder peso, melhorar o desempenho esportivo, ganhar massa muscular, cuidar de um quadro de obesidade, de algum transtorno alimentar ou fazer uma reeducação para simplesmente aprender comer de forma mais saudável. A dúvida que você pode ter em algum momento é: qual profissional procurar? Existe diferença entre nutrólogo e nutricionista? Embora eles tenham trabalhos complementares e o nome e as funções sejam semelhantes, existe diferença, sim.

Os dois profissionais estudam e atuam na área da saúde, mas o nutrólogo estuda medicina e o nutricionista estuda nutrição. A nutrologia é uma especialidade médica, que vem depois dos 6 anos de medicina, e a nutrição é o curso de formação do nutricionista, com duração de 4 anos, que pode ser complementado com inúmeros cursos e especializações. A divergência começa, portanto, pela formação, mas não é só isso que muda entre eles. Olha só:

Entenda a diferença entre nutrólogo e nutricionista

O que faz um nutrólogo?

O médico nutrólogo é o profissional que cuida de doenças relacionadas aos comportamentos e transtornos alimentares. Ele é capaz de fazer o diagnóstico, colaborar com a prevenção e o tratamento dessas doenças e pode, inclusive, prescrever remédios específicos de acordo com o caso.

Além de medicamentos, o nutrólogo pode prescrever dietas, verificar níveis dos nutrientes após análise de exames e recomendar nutrição específica via endovenosa aos pacientes hospitalizados e que não podem se alimentar tradicionalmente.

Desde 1972, a nutrologia é uma especialidade reconhecida pelo CFM (Conselho Federal de Medicina).

Agora que você já sabe o que faz um nutrólogo, confira a seguir o que faz um nutricionista:

O que faz um nutricionista?

O intuito do profissional nutricionista é promover uma alimentação equilibrada, considerando os hábitos, o metabolismo e as condições nutricionais de cada organismo individualmente. A função dele é montar cardápios e oferecer sugestões de receitas e também suporte para que cada paciente melhore seus hábitos.

O nutricionista pode trabalhar no controle de qualidade de produtos e até mesmo colaborar com o preparo de refeições, considerando sempre a higiene dos processos. Além de prescrições de fitoterápicos, para alcance de metas de forma pontual e mais rápida, sendo estes medicamos naturais, com fins terapêuticos.

Entendida a diferença entre nutrólogo e nutricionista. Mas, você ainda tem dúvidas sobre quem consultar? Confira em seguida:

Nutrólogo x nutricionista: qual consultar?

Dependendo do caso, o nutrólogo e o nutricionista podem trabalhar em conjunto para um tratamento mais amplo.

Quando o paciente precisa tratar alguma doença, transtorno alimentar ou casos mais complexos que exigem medicamentos, o ideal é consultar um nutrólogo.

Em um segundo momento, ele mesmo pode recomendar um nutricionista para fazer o cardápio, considerando o diagnóstico médico e também a rotina e os hábitos desse mesmo paciente.

Quando o objetivo do paciente não tiver relação com o tratamento de doenças e, sim, com a alimentação, o ideal é buscar pelo profissional nutricionista.

Pode ser que você queira aprender a comer melhor para ganhar ou perder peso ou queira ainda melhorar a sua performance esportiva e ganhar massa muscular. Isso vale para você que está bem de saúde, mas deseja ter cuidados específicos com o que come para ter mais qualidade de vida.

A Clínica BeFine conta com profissionais de excelência e que podem te ajudar a alcançar os seus objetivos com segurança e saúde. Entre em contato conosco e comece hoje mesmo a cuidar de você. Agora você já sabe a diferença entre nutrólogo e nutricionista. Gostou? Conte sua opinião nos comentários.

Crédito da foto: Depositphotos